Newsletter

Quieres recibir nuestras novedades

GALERIA

Grupo Ecopetrol fecha contrato para construção de novo parque solar na Colômbia


A empresa Ecopetrol adjudicou à empresa AES Colômbia o contrato para o desenvolvimento do Ecoparque Solar Brisas no município de Aipe, departamento de Huila, que se somará aos parques de Castela e San Fernando, já em operação.

O projeto será desenvolvido sob um contrato de compra de energia de 15 anos com a AES Colômbia. Seu objetivo será suprir parte da demanda energética das operações dos campos de produção da Ecopetrol na Huíla.

Este novo ecoparque terá potência instalada de 26 megawatts (MWp), o que equivale a energizar um centro populacional de 35 mil habitantes, ou seja, uma área semelhante ao município de San Agustín, Huila. A previsão é que entre em operação no último trimestre de 2022.

“Este novo ecoparque faz parte do nosso roteiro para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050, um compromisso que assumimos para contribuir para a mitigação das mudanças climáticas”, disse Felipe Bayón, presidente da Ecopetrol.

O ecoparque Brisas ocupará uma área de quase 20 hectares, onde serão instalados mais de 48 mil painéis solares de última geração com tecnologia bifacial e mecanismo de rastreamento solar que permite maior eficiência.

Sua entrada em operação evitará a emissão de mais de 216 mil toneladas equivalentes de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera durante os 15 anos de operação, número que equivale ao plantio de 1,7 milhão de árvores, aproximadamente.

Comentarios

  • Sé el primero en comentar...


Deja tu comentario