Newsletter

Quieres recibir nuestras novedades

GALERIA

ISA CTEEP desenvolve o primeiro projeto de armazenamento de energia de bateria em larga escala do Brasil


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o primeiro projeto de armazenamento de energia por bateria de grande escala no sistema de transmissão brasileiro. Este projeto será executado pela ISA CTEEP, uma das maiores empresas privadas de transmissão de energia do Brasil, este projeto será instalado na subestação de Registro (SP), uma das responsáveis ??pelo abastecimento do Litoral Sul de São Paulo.

Este projeto utilizará baterias de lítio que serão instaladas em uma área de aproximadamente 4.000 m² e terão 30 MW de potência instalada, o que garante o atendimento da demanda máxima do Litoral Sul, de aproximadamente 400 MW, beneficiando cerca de dois milhões pessoas. A tecnologia atuará nos horários de maior consumo, como backup da rede elétrica, garantindo energia adicional por no máximo duas horas, com um total de 60 MWh, evitando a interrupção do fornecimento de energia elétrica por excesso de demanda neste período e portanto, garantindo assim mais segurança e confiabilidade na prestação do serviço à sociedade.

“O projeto é um marco histórico para o setor elétrico e servirá como um laboratório de inovação, promovendo debates sobre como inserir o armazenamento de energia em baterias, principalmente por sua capacidade de resposta imediata e sua alta flexibilidade operacional, necessária à rede de transmissão. , é um passo para a diversificação do nosso negócio ”, explica Rui Chammas, diretor-geral da ISA CTEEP.

O investimento autorizado para o projeto em breve será de 146 milhões de reais e a previsão de entrega da obra é novembro de 2022, para atender a demanda do verão a partir de 2022/2023. A Receita Anual Permitida (RAP) com a implantação do projeto será de aproximadamente R $ 27 milhões.

“O armazenamento atua como backup para manter o fornecimento de energia elétrica nos horários de pico, ajudando a reduzir o uso de termelétricas. Com esse projeto, reforçamos ainda mais nosso propósito de geração de valor sustentável”, acrescentou Chammas.

Comentarios

  • Sé el primero en comentar...


Deja tu comentario