Newsletter

Quieres recibir nuestras novedades

GALERIA

O Porto de Cartagena deixa de emitir mais de 1.000 toneladas de CO2 por ano graças ao novo mega teto solar de seu centro de distribuição


A meta da Colômbia é aumentar a geração de eletricidade por fontes não tradicionais, o que ajudará a prevenir os efeitos das mudanças climáticas e a diversificar a matriz energética do país.

O setor privado está fazendo o mesmo para colaborar com esses objetivos, como é o caso do maior projeto de geração fotovoltaica em telhados do Caribe, desenvolvido pelo Grupo Puerto de Cartagena em seu Centro de Distribuição Logística Internacional. É um mega-pacote de painéis solares projetado e administrado pela Celsia, a empresa de energia do Grupo Argos.

Os 6.000 módulos solares, instalados nas coberturas do centro, têm capacidade instalada de 2,2 MW e vão gerar 2,9 GWh por ano, cobrindo 10 por cento da demanda anual de energia das instalações portuárias.

“O projeto que iniciamos em outubro de 2019 hoje é uma realidade, com ele contribuímos para o bem-estar e sustentabilidade das gerações presentes e futuras, e também contribuímos para a mitigação das alterações climáticas, a redução da pegada de carbono e energia eficiência, visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste caso, o número 7, que se refere a energia limpa e acessível. É um esforço que se traduz em benefícios para a comunidade, a empresa e o meio ambiente ”, afirma Alfonso Salas Trujillo, gerente do Grupo Puerto de Cartagena.

Com esse projeto, são emitidas 1.101 toneladas de CO2 por ano, o que equivale à captura de CO2 de 160 mil árvores maduras. A execução da obra, que coincidiu com a pandemia, envolveu um trabalho com grande atenção aos detalhes, uma vez que, entre outras coisas, foi necessário localizar e marcar mais de 5.400 pontos georreferenciados com topografias.

Ricardo Sierra, dirigente da Celsia, explica que “os projetos de energia fotovoltaica que executamos em 2020 tiveram de superar os desafios derivados da pandemia, em aspectos como a disponibilidade de insumos para a sua construção, logística e medidas de biossegurança. Mesmo assim, a geração de energia solar quase dobrou e um desses projetos de grande relevância é o que desenvolvemos em aliança com o Grupo Puerto de Cartagena, um megadólar que mostra nosso compromisso com a sustentabilidade de suas operações e do planeta".

 

Comentarios

  • Sé el primero en comentar...


Deja tu comentario