Newsletter

Quieres recibir nuestras novedades

GALERIA

Brasil: reservatórios hidrelétricos no Sudeste e Centro-Oeste do país em seus níveis mais baixos da história


Os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegaram ao final de julho com a menor média de armazenamento de toda a série histórica fornecida pelo Operador do Sistema Elétrico Nacional (ONS). Os números do mês são ainda piores do que os de julho de 2001, ano em que o país enfrentou racionamento de energia.

A armazenagem média nas duas regiões ao final de julho deste ano era de 25,97%. Em 2001, na mesma época, o nível médio dos reservatórios era de 26,85%.

Além disso, o ONS já espera que agosto termine com um nível de armazenamento para o Sudeste / Centro-Oeste também pior do que 2001. A agência estima que as barragens nessas regiões devem terminar este mês com 21,4% da capacidade de armazenamento. Em 2001, o mês de agosto encerrou-se com 23,45% do volume de água dos reservatórios.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste concentram mais da metade da capacidade de armazenamento do setor elétrico nacional e são barragens que tendem a apresentar níveis mais elevados ao longo do ano.

Esses reservatórios também estão próximos aos principais centros consumidores e há limites de transmissão de energia entre o Norte e Nordeste em direção ao Centro-Sul. Portanto, o nível de água na região Sudeste / Centro-Oeste é a principal preocupação do governo.

 

Comentarios

  • Sé el primero en comentar...


Deja tu comentario