Newsletter

Quieres recibir nuestras novedades

GALERIA

O Brasil é o nono país onde mais energia solar foi instalada em 2020


O Brasil alcançou a nona colocação no ranking dos países que mais produziram energia solar fotovoltaica em 2020, com quase 3.153 MW de potência agregada ao sistema. Em 2017 ficou em 10º lugar e em 2019 em 12. O levantamento é da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), com dados do Programa de Sistemas de Energia Fotovoltaica da Agência Internacional de Energia (IEA PVPS).

O estudo inclui grandes usinas de geração centralizada e distribuída, que são pequenos sistemas em residências, empresas, fábricas e propriedades rurais. Segundo a Absolar, essas instalações totalizaram 2,5 GW (80%) da capacidade no ano passado. De acordo com o levantamento, os 20% restantes estavam na geração centralizada.

O ranking dos países que mais geraram energia solar é liderado pela China, seguido por Estados Unidos, Vietnã, Japão e Alemanha.

Segundo Absolar, a energia fotovoltaica é a fonte renovável mais competitiva do país e o Brasil pode ter um papel ainda maior no assunto. Só em 2020, o setor solar gerou R $ 15,9 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 99 mil novos empregos.

Em relação às projeções futuras, a expectativa é de que até 2021, o investimento alcance R $ 23 bilhões.

 

Comentarios

  • Sé el primero en comentar...


Deja tu comentario